Mitos da Criação na Teologia Mênfita: A Supremacia de Ptah

A rica tapeçaria dos mitos de criação do antigo Egito oferece uma visão fascinante sobre como os egípcios concebiam o universo e sua própria origem. Um desses relatos intrigantes é a Teologia Mênfita, que centraliza Ptah, o deus da arte e dos artesãos, como o criador primordial.

Memphis: O Coração do Egito

Memphis, situada na encruzilhada do Delta do Nilo, foi uma das cidades mais influentes do antigo Egito. Fundada, segundo o historiador Manetho, pelo lendário rei Menes por volta de 3200 aC, Memphis serviu como a capital inicial e um centro religioso vital ao longo das eras. A cidade era protegida por uma tríade divina: Ptah, sua consorte Sekhmet, e seu filho Nefertem.

Pedra de Shabaka: Um Tesouro Escrito

A singularidade da Teologia Mênfita é preservada na Pedra de Shabaka, um artefato guardado no Museu Britânico. Este texto, inscrito por ordem do faraó Shabaka da 25ª Dinastia, narra a descoberta de um papiro envelhecido por Shabaka em Memphis, que ele então mandou gravar em pedra para preservar seu conteúdo precioso.

Ptah e a Criação através da Palavra e do Pensamento

Diferente dos mitos hermopolitano e heliopolitano, que envolvem a criação física através de ações corpóreas, a Teologia Mênfita apresenta Ptah criando o cosmos por meio do pensamento e da palavra, elementos associados ao intelecto e ao comando. "Ele deu à luz os deuses, estabeleceu as cidades, definiu os nomes e colocou os deuses em seus templos", ressalta a importância de Ptah como o arquiteto do mundo e das ordens divina e humana.

Ptah e o Cosmos

Na visão de mundo de Memphis, Ptah não apenas criou os deuses e as pessoas, mas também formou o universo através de seu coração e língua, implicando que o pensamento e a fala são as verdadeiras origens do mundo. Esta perspectiva eleva Ptah a uma posição de preeminência raramente vista em outras culturas, onde a criação geralmente envolve mais mitologia física ou violenta.

O Legado de Ptah

Durante o tumultuado período de Amarna, o monoteísmo de Akhenaton viu o Aton assumir características semelhantes às de um deus criador, antes que o politeísmo fosse restaurado sob Tutancâmon. No entanto, a influência de Ptah como um deus criador manteve-se robusta, enfatizando a capacidade de Memphis de manter sua relevância cultural e religiosa através das dinastias.

Conclusão: A Diversidade dos Mitos Egípcios

A Teologia Mênfita exemplifica a rica diversidade da mitologia egípcia, onde múltiplos mitos de criação coexistiam e se complementavam. Ptah, como um deus criador que utiliza o pensamento e a palavra, oferece uma perspectiva única sobre a natureza divina e a origem do universo, reforçando Memphis como um centro de pensamento teológico.

Descubra o Egito no Conforto da Sua Casa!

Trouxemos o Egito até você

Procurando por autenticidade e qualidade únicas? Nosso site é o seu portal direto para o Egito, oferecendo uma variedade exclusiva de produtos egípcios. Aqui, você pode explorar e adquirir:

• Papiros Artesanais: Mergulhe na arte milenar egípcia com papiros pintados à mão, perfeitos para decoração ou como um presente especial.
  • Roupas de Algodão Egípcio: Conforto incomparável e qualidade superior com nossa linha de roupas feitas do famoso algodão egípcio.

Compra Fácil e Segura

Navegue pela nossa seleção diversificada e compre com facilidade diretamente pelo nosso site. Prefere um atendimento mais pessoal? Entre em contato conosco via WhatsApp através do link disponível aqui no site.

Explore, Descubra, Adquira — A verdadeira essência do Egito espera por você!

Clique na imagem de cada produto para ver todos nosso modelos

Nos siga no Facebook e Instagram